Cores CMYK em CSS: úteis ou inúteis?

Postado por: Pedro Rogério 15 de setembro de 2009
CMYK Colors

Em um post anterior eu havia mostrado através de slides o novo sistemas de cores em CSS3, slides esses criados por LeaVerou. Dentre esses novos sistemas de cores você tem agora a opção de utilizar sistema de cores CMYK, e fui questionado através de um comentário se com isso não poderia ocorrer coisas desastrosas utilizando esse sistema.

Foi então que descobri um post com uma ótima opinião sobre isso que vou transcrevê-lo aqui, pois a minha opinião transcreve a mesma do post original:

Como alguém que já trabalho com Design para impressão no passado, eu considero o padrão de cores CMYK mais fácil de compreender e manipular. É muito semelhante as que são utilizadas pelas crianças, quando são misturadas as aquarelas para os desenhos. Faz todo o sentido, mais do que HSL e muito mais do que RGB. Eu entendo que a maioria de nós está tão acostumado a utilizar RGB que isso seria inviável, mas pense por um momento: Qual sistema de cores faria mais sentido para você, se você não tem idéia ou qualquer tipo de experiência com qualquer um deles?

Pessoalmente, apesar de eu ter muito mais experiência com RGB, dado o fato de que a maior parte do meu trabalho será exibido na tela e não em impressos, quando eu penso em uma cor que quero utilizar, eu posso descobrir instantaneamente as porcentagens de ciano, magenta, amarelo e preto necessários para cria-lo. Eu não posso fazer isso com RGB ou HSL. Eu teria que brincar um pouco com os seletores para selecionar a cor. As vezes, de início especificar uma cor CMYK e, em seguida, aprimorando-a através de RGB ou HSL para conseguir a cor exata da qual preciso (sendo a gama CMYK menor que a RGB) e considero muito mais rápido do que começar com RGB ou HSL imediatamente.

Além disso, quando você não tem um seletor de cores, é muito mais fácil você criar belas cores com CMYK do que é com RGB. Por exemplo, o CMYK magenta (0% Ciano, 100% Magenta, 0% Amarelo, 0% Preto) é uma melhor tonalidade do que o RGB Magenta (255 Vermelho, 0 Verde, 100% Azul).

Face ao exposto, sempre pensei o quanto eu queria ser capaz de especificar as cores CMYK no meu CSS. Concordo que às vezes o resultado seria insatisfatório, pois, como eu disse acima a gama CMYK é menor, mas existem outras vantagens significativas que penso que seria mais uma opção útil para algumas pessoas. Existem algoritmos disponíveis de conversão de RGB para CMYK, assim o browser pode usar essas para mostrar a cor especificada na tela. Então, se o usuário decidiu imprimir a página, as cores CMYK poderiam ser utilizadas pela impressora. Outra vantagem, já que nenhum dos formatos de cor atual das CSS nos permite controlar isso. Pessoas que não acham o sistema de cores CMYK fácil de entender, podem ainda utilizá-lo para folhas de estilo de impressão.

Além disso, designers gráficos que decidiram mudar para web design iriam se sentir mais confortáveis para especificar valores de cor em um formato já conhecido.

Para resumir, as vantagens que esse sistema nos fornece são:

  • Um sistema de cores, que para a maioria das pessoas é fácil de entender e manipular.
  • As cores que você obtém ao combinar valores CMYK (0%, 50%, 100%) são mais belas do que quando utilizados valores RGB (0, 128, 255). Assim, as pessoas com mal gosto na seleção de cores iriam criar belos sites e nossos olhos não iriam doer.
  • Gosteríamos de especificar como nossas cores seriam impressas, algo que atualmente não é possível a todos. Extremamente útil para folhas de estilo de impressão.
  • Seria mais confortável para designers gráficos que quisessem mudar para o ramo de WebDesign.

E a forma de utilização é muito simples:

h3 { color: cmyk(0.8, 0.5, 0.0, 0.3) }

Infelizmente nenhum browser no atual momento suporta esse tipo de cor. E você, o que acha, será útil ou inútil?

Isso pode lhe interessar:

Categorias: CSS Tags:

Comentários
15 de setembro de 2009
# 1

Util principalmente quando só passam pra vc o CMYK das cores

Postado por Samira
15 de setembro de 2009
# 2

Eu não entendo essa discussão entre o RGB e o CMYK. São duas formas de cores completamente distintas. A primeira é para LUZES e a segunda para IMPRESSOS. As cores em CMYK no monitor ficam completamente mortas. Não concordo em criar o layout pra web em CMYK.
Além disso, se vc escolhe uma cor no Photoshop e ele mostra o código de todas as formas, CMYK, RGB, HSB e em Hexadecimal. Eu trabalho dessa maneira, pego a cor no Photoshop, copio o código Hexa e colo no meu CSS. Simples Assim.

Postado por Leonor
15 de setembro de 2009
# 3

Muito bom utilizar este tipo de recurso. Muitas vezes a comunicação dentro da agência parte de departamentos diferentes para obter resultado satisfatório na criação de um bom website. Assim, departamento de criação gráfica pode se comunicar com o departamento de desing web com a mesma linguagem. O simples fato do logotipo de um cliente utilizar a especificação CMYK sem a referência RGB já gerava discuções pra saber se o webdesiger tinha conseguido determinar se, quando impresso pela web em algum documento, a logomarca estaria sendo impressa na cor exata na qual deveria. Agora não vai ter erro!

Postado por Alysson Silveira
15 de setembro de 2009
# 4

Só pra fazer um teste: o verde puro do RGB (0,255,0) em CMYK fica 68, 0, 100, 0. É só ver no photoshop a diferença das cores! Não se deve usar CMYK pra web, da mesma maneira que não se deve usar RGB pra impressos. Se um arte-finalista receber um arquivo seu em RGB ele te soca! rsrsrsrs

Postado por Leonor
15 de setembro de 2009
# 5

Acho que isso seria interessante para criar CSS para impressão. Quem trabalhou com os 2 espectros de cores sabe que tem cores RGB que são impossíveis de se reproduzir em CMYK e vice-versa.

Postado por Alessandro Santos
15 de setembro de 2009
# 6

Concordo com o Alessandro, além de que isso agiliza o processo para trabalhar ocm cores, pois evita de ter que ficar convertendo entre os espectros, evitar de ter que ter o photoshop toda hora aberto no desenvolvimento do CSS do site.

Postado por Fabio Frech Gouveia
17 de setembro de 2009
# 7

Acho que os navegadores deveriam ser inteligentes o suficiente para fazer uma conversão de RGB para CMYK na hora da impressão. E inteligentes o suficiente para fazer exibir uma cor CMYK de maneira adequada em um monitor RGB.

Postado por Cleber
18 de setembro de 2009
# 8

show de bola a argumentação

como programador nao concordo nem discordo :P

mas é interessante. mas uma pergunta

qual a gama de cores do cmyk?

Postado por Micael
25 de setembro de 2009
# 9

Creio que é uma adição interessante para trabalhar com o css de impressão mas perigosa pela diferença de cor luz e cor de impressão.

Postado por José Henrique
28 de setembro de 2009
# 10

Me ocorreu aqui: quem já trabalhou com o Photoshop/Illustrator/CorelDraw no Windows e depois observou o Inkscape/GIMP no Linux com certeza já percebeu que as paletas CMYK difere, não sei se é por causa do sistema operacional ou se por causa do software mesmo. A paleta CMYK que vi no inkscape parece mais uma adaptação mal-feita do RGB, foi por esse motivo que percebi que o Linux(GIMP/Inkscape) ainda não está pronto para produção gráfica. Vejam e comparem com a paleta dos softwares gráficos para Windows: http://img143.imageshack.us/img143/80/inkscape.png
Portanto eu acredito aqui que se for utilizado CSS3 para colocar cores CMYK na tela, o resultado pode não ser o esperado em outros sistemas operacionais, mas precisamos fazer mais testes para saber disso, não é mesmo?

Postado por Alessandro Santos
18 de novembro de 2009
# 11

Beleza galera? Olha, não sei se foi comentado acima, mas este suporte para utilizar o sistema de cores CMYK no CSS3, para min não foi feito para se usar em páginas web, melhor dizendo, nas páginas que o usuários irá visualizar no monitor.

Para min a boa utilidade deste, é usa-lo apenas nas páginas para impressão (media=”print”).

Cada sistema de cores foi criado para um tipo de mídia, acho que não fica nada legal um invadir o território do outro, e o suporte CMYK para o CSS3 veio para acabar com isto.

Isso que eu penso. Até mais!

Postado por Anderson Custódio
Quer comentar?

(Obrigatório)

(Obrigatório)