Galeria de fotos em JavaScript
Desenvolver uma simples galeria de fotos para a web a algum tempo atrás requeria ter conhecimentos em Flash, desenvolver galerias com slideshow então. Mas as épocas mudaram e surgiram os Frameworks JavaScript, e com eles o desenvolvimento para a web ficou menos árduo, desenvolver hoje em dia simples galerias de fotos em JavaScript é muito simples.
Através do site Pixelco.us fiquei conhecendo 2 formas de desenvolver Galerias de fotos em JavaScript com Slideshow, um utiliza jQuery e o outro utiliza Mootools.
CrossSlide
Plugin desenvolvido em jQuery que nos permite criar elegantes apresentações. Suas principais características são:
- Permite vários tipos de transições e animações.
- É simples de configurar.
- Por meio de parâmetros você pode alterar várias configurações.
Site: CrossSlide.
Slideshow 2!

Utiliza Mootools para fazer apresentações animadas com legendas. Características:
- Redimensionamento dinâmico das imagens.
- Criação automática das miniaturas.
- Animação de títulos e legendas.
- Controle pelo teclado.
- Utiliza código não obstrutivo.
Site: Slideshow 2!






Pedro bacana o post.. mas acho que 1º link está incorreto.
Não teria como inserir um exemplo para quem usa a dobradinha prototype + scriptaculous ?!
@Rubens,
Agora está ok, só faltou colocar o http:// no link, coisas de Wordpress. Referente a prototype + scriptaculous vou pesquisar um pouco e ver se encontro alguma coisa interessante para postar aqui. Abraços.
Indiquei o seu blog num artigo postano no meu blog (vivaotux), espero ver seus conteúdos em evidência, o vivaotux tem atualmente 547 visitas diárias, você terá certamente um acréssimo de vistantes, continue postando boas dicas